Logística de transporte: uma pesquisa bibliográfica sobre o diferencial da terceirização

Autores

Palavras-chave:

Logística, Transporte, Terceirização

Resumo

O tema deste resumo estendido é a terceirização de transporte. Investigou-se o seguinte problema: a terceirização de transporte é uma solução viável para melhorar a competitividade das organizações? Cogitou-se a seguinte hipótese: “a redução de custos e melhoria nas ações gerenciais”. O objetivo geral é “apresentar a terceirização como um recurso estratégico para vantagem competitiva”. Os objetivos específicos são: “os custos da frota própria”; “os modais de transportes”; “a terceirização de transportes”. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido ao transporte desempenhar um papel crucial na vida cotidiana das pessoas e instituições organizacionais; para a ciência, é relevante por contribuir para o desenvolvimento de metodologias e modelos relacionados à terceirização de serviços de transporte; agrega à sociedade pelo fato de abordar um dos principais pilares de trabalho no Brasil, que é o transporte, tanto no âmbito social quanto empresarial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de três meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Victor da Silva Sousa, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[Lattes] - Graduando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UniProcessus

Lúcio Carlos de Pinho Filho, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[Lattes] - Mestre em Desenvolvimento Humano e em Ciências Contábeis. Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração Pública. Docente do UniProcessus.

Danilo da Costa, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil

[Lattes] - Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Educação. Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional; em Direito Administrativo; em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista. Consultor da Unesco.

Referências

CRUZ, Paulo Emílio de Oliveira e. Os modelos de gestão de frota e suas vantagens competitivas - Caso de estudo: BM Distribuidora de bebidas LTDA. Salvador: 2006.

FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística e gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento do Fluxo de Produtos e dos Recursos: São Paulo: Atlas, 2006.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Vol. 3, n.7, jul.-dez., p. 95-107, 2020.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FERRI, Enrico Barnaba. Análise de Terceirização de Frota Própria de uma Empresa do Ramo Alimentício. São Paulo, 2005. Disponível no site: . Acessado em 02 out. 2013.

BEULKE, Rolando; BERTÓ, Dalvio José. Gestão de Custos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BALLOU, Ronald H. LOGÍSTICA EMPRESARIAL: Administração Transportes de Matérias e Distribuição Física. São Paulo, Atlas, 1995.

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais, distribuição física. São Paulo: Atlas, 2007.

MENEGUELLI, Luiz Carlos (2010). ‘“Terceirização: Locação de frota em alta”. Revista Locação Abla. Disponível em: http://www.abla.com.br/AdPortalv4/Links/revistaeletronica/revloc35/abla_locacao_35.pdf>. Acesso em: 7 Nov. 2013.21:00:00.

SILVA JUNIOR, Roberto França da. A formação da infra-estrutura ferroviária no Brasil e na Argentina. Curitiba: UFPR, 2007.

SILVEIRA, Márcio Rogério. A importância geoeconômica das ferrovias para o Brasil. (Tese de doutorado) – UNESP, Presidente Prudente, 2003.

LAMBERT, Douglas M. STOCK, James R.; VANTINE, José G. Administração

estratégica da logística. tradução Maria C. Vondrak; Vantine Consultoria, SP. 1998.

Downloads

Publicado

2023-11-12