DO CANVAS AO PLANO DE NEGOCIO

Como transformar seu Canvas no Plano de Negocio

Autores

Palavras-chave:

CANVAS Business Model, Plano de Negocio, Relações CANVAS Plano de Negocio

Resumo

O atual trabalho tem um cunho didático, pois explica como se relacionam CANVAS Business Model de Osterwalder e Plano de Negocio. O modelo CANVAS é mais orientado a uma explicação visual, enquanto o Plano de Negocio é mais detalhado. O primeiro pode servir como guia para uma apresentação breve e o segundo é fundamental para decisões de investimento ou de financiamento. Avaliando os dois  modelos teóricos se verifica que há elementos comuns. O trabalho então explica como usar os nove elementos do CANVAS para preencher a estrutura do Plano de Negocio. Relata-se também as diferencias e como complementar o Plano de Negocio. Os resultados são de fornecer uma guia para que quiser usar os dois instrumentos e para cuidar a congruência entre quanto está escrito no CANVAS em relação a explicação do Plano de Negocio.

Palavras-chave: CANVAS Business Model. Plano de Negocio. Relações. CANVAS Plano de Negocio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Alessandro Aveni, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Pós doutor pela UnB. Doutor em Ciências Políticas Universidade Statale de Milano, em Administração pela Universidade Cormerciale Luigi Bocconi di Milano. Mestre em Geografia e Graduação em Administração pela UnB. Docente na Universidade de Brasília.

CV: http://lattes.cnpq.br/0679425851663633

E-mail: [email protected]

Referências

AVENI A. Modulo Plano de Negocio em: Introdução í  Atividade Empresarial. Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT. CASTRO LUCAS C. (org.) Universidade de Brasília – UnB, pag. 34 – 83. 2013.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de Plano de Negócios: fundamentos, processos e estruturação. São Paulo: Atlas, 2007.
BIZZOTTO, Carlos. Plano de Negócios para Empreendimentos Inovadores. São Paulo, Atlas, 2008.
CHAMBERLIN, E. H. The Theory of Monopolistic Competition: A Re-Orientation of the Theory of Value. New York, Wiley. 1933.
HAMEL, G. AND C. K. PRAHALAD. Strategic Intent. Harvard Business Review 67(3): 63-77. 1989.
HAMEL, G. AND C. K. PRAHALAD. The Core Competency of the Corporation. Harvard Business Review 68(3): 79-91. 1990.
HAMEL, G. AND C. K. PRAHALAD. Competing for the Future. Boston, Harvard Business School Press.1994.
OSTERWALDER A. The Business Model Ontology - A Proposition In a Design Science Approach PhD thesis University of Lausanne 2004. http://www.hec.unil.ch/aosterwa/PhD/Osterwalder_PhD_BM_Ontology.pdf.
OSTERWALDER; A. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários OSTERWALDER A. PIGNEUR. Y. Rio de Janeiro, RJ : Alta Books, 2010. 300p.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Value Proposition Design - Como Construir Propostas de Valor Inovadoras Rio de Janeiro: Alta Books, 2014. 320p.
PENROSE, E. .The Theory of the Growth of the Firm. New York, John Wiley. 1959
PORTER, M. E. Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and
Competitors. New York, Free Press. 1980.
SALIM, César et al. Construindo planos de negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Como Citar

Aveni, D. A. (2020). DO CANVAS AO PLANO DE NEGOCIO: Como transformar seu Canvas no Plano de Negocio. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 2(3), 32–45. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/189