POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: ESTUDOS EM HOMENAGEM AO PROFESSOR JACI FERNANDES DE ARAÚJO

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Desenvolvimento Social, Homenagem

Resumo

PREFÁCIO -   Rodrigo Freitas Palma       

Recentemente, recebi a nobre missão de escrever algumas linhas sobre o nosso estimado mestre Jaci Fernandes de Araújo, ou, para nós, que tivemos o privilégio de conhecê-lo mais de perto, simplesmente “Professor Jaci”.
Nesse sentido e desde pronto, antecipo-me que se trata, sobretudo, de tarefa mui árdua, pois um breve texto como este não seria capaz de sintetizar todo o legado deixado por um homem que marcou seu tempo e a história da educação jurídica em Brasília, a cidade que tanto amava.
Deste modo, buscarei me concentrar em minhas lembranças sobre o célebre autor de “A Lenda, o Milagre: O Sabre de Prestes”, obra com a qual fomos brindados no decorrer do feliz ano de 2011.
Conheci o Professor Jaci no início de 2009. Ele estava, na ocasião, a fazer uma das coisas que mais gostava: discursava aos alunos da Faculdade Processus numa aula magna que eu teria a honra de proferir. Recordo-me que escolhi, à época, o tema de um de meus livros, “O Julgamento de Jesus Cristo”. A partir daquele instante travamos amizade que duraria por todos os anos seguintes. Em nossas conversas pessoais, este assunto lhe parecia ser sempre de grande interesse.
Fato é que ao ouvi-lo na referida ocasião, o que mais me chamou a atenção foi sua paixão. Isto mesmo. Ele não era somente uma pessoa formidável, afável no trato diário para com todos que o rodeavam, gentil e acessível. Ele era, acima de tudo, alguém movido por profundas convicções alimentadas por um “quê” de paixão. Sua oratória impecável era obliterada por uma fala carregada de sentimento que, imediatamente, contagiava a plateia.
Não me olvidarei facilmente de nossas conversas. Aliás, seria pecado fazê-lo. Com ele, por certo, muito aprendi. Os anos se foram, todavia, ainda me recordo dos recados às sextas-feiras, para que, “se fosse possível”, eu viesse a passar em sua sala, “para tomar um cafezinho” e experimentar um queijo fresco que “acabou de chegar” de sua querida terra, o interior de Minas Gerais.
Ora, naqueles momentos, falávamos sobre quase tudo: família, empreendimentos, sonhos, planos, Direito e juristas que ele considerava formidáveis. Por isso mesmo, decidi homenageá-lo aqui com um estudo específico sobre um deles: o gênio da Escola do Recife, Tobias Barreto, sobre o qual conversávamos tantas vezes.
Sentia-me, sobretudo, privilegiado por contar com sua amizade. Ele deixou um lastro de realizações. Este imenso legado era fruto de uma vida rica em propósitos.
O Professor Jaci que conheci era um homem preocupado em realizar sonhos. Alegrava-se profundamente com o triunfo de seus alunos e deles muito se orgulhava. Almejava aos seus o melhor ensino jurídico que eles pudessem vir a ter acesso.
Extremamente culto e erudito, ele foi mais que um jurista: era o homem que retirava da Literatura a poesia para então, revestido de sensibilidade ímpar, poder compreender a vida, seus mistérios e encantos.
Hoje quando passo por sua antessala, inevitavelmente, relembro dessas tantas conversas que tivemos. Certamente, ainda dói ver a porta de seu escritório fechada. Um dia desses, o querido Professor Jaci se foi deixando todos aqueles que o conheceram profundamente consternados.
Nesta tarde dedico, pois, estas palavras aos seus familiares, aos quais tenho em alta estima e consideração. São eles que continuam a materializar esses caros ideais.
Consoante o devido estendo especial agradecimento ao Professor Jonas Rodrigo Gonçalves pelo nobre convite para prefaciar esta obra, e, a ele digo, uma vez mais: este livro não teria vindo a lume sem seus redobrados esforços para tanto.
Por fim, gostaria de assinalar que o Professor Jaci, curiosamente, escolheu a palavra “lenda” para o título de seu livro. Hoje, é justamente seu nome que se faz legendário entre nós.
 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Brasília, inverno de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Henrique de Pontes Regis, Faculdade Processus, DF, Brasil

[1] Doutor e Mestre em Bioética, graduado em Direito e Ciências Biológicas. Advogado e Professor de Direito na Faculdade Processus, assim como Coordenador do Observatório de Direitos Animais e Ecológicos (ODAE).

Jonas Rodrigo Gonçalves, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil

[1] Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política (Direitos Humanos e Políticas Públicas); Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional, em Direito Administrativo, em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista, entre outras especializações. Professor das faculdades Processus (DF), Unip (SP) e Facesa (GO). Escritor (autor de 61 livros didáticos/acadêmicos). Revisor. Editor. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6904924103696696. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4106-8071. E-mail: [email protected].

Rodrigo Freitas Palma, Faculdade Processus, DF, Brasil

[1]Rodrigo Freitas Palma é Advogado em Brasília. Mestre em Ciências da Religião e Especialista em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Direito Militar pela Universidade Castelo Branco. Especialista em Docência Universitária pelo UNICEUMA. No Distrito Federal atua como Professor de História do Direito e de Introdução ao Estudo do Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO). Foi também Professor das cátedras História do Direito, Direito Romano e Introdução ao Estudo do Direito pela Universidade Católica de Brasília (2015-2018). Na Faculdade Processus, é Professor de História do Direito e de Antropologia Jurídica, onde igualmente atua na condição de Coordenador do Curso de Direito. Membro do IATF (Instituto dos Advogados do Distrito Federal). Membro Consultor da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-DF (2020-2021). È autor das obras “História do Direito” (Editora Saraiva, 8 edição, 2019); “Antropologia Jurídica” (2019); “Direito Militar Romano”, “Direito Hebraico” (2 ed) e “O Julgamento de Jesus Cristo: Aspectos Histórico-Jurídicos”. (4 ed.)   

Downloads

Publicado

2021-11-17