POLÍTICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: PARADOXOS DA DESIGUALDADE REPRESENTADOS NO DOCUMENTÁRIO “GARAPA” E NO REALITY-SHOW “MULHERES RICAS” .

Autores

Palavras-chave:

1. Desigualdade social 2. Representação 3. Políticas de distribuição de renda.

Resumo

O presente artigo, de abordagem qualitativa, é um estudo exploratório e descritivo, que tem como foco de discussão os contextos sociais representados nos enredos do filme “Garapa”, documentário que retrata a vida de famílias que sofrem com a fome, em contraposição ao cenário do reality-show “Mulheres Ricas”, atração televisiva sobre outra classe social de alto poder aquisitivo. A desigualdade social existente no Brasil, causada, entre outros aspectos, pela má distribuição de renda, aumenta o fosso que separa uma classe muito rica de outra extremamente pobre, conforme demonstrada nas respectivas obras analisadas. Constatou-se que as políticas públicas de distribuição de renda, voltadas à população pobre, permanecem ainda com caráter apenas assistencialista, apesar de apresentarem algum resultado, por serem tais programas a única fonte de recurso existente em contextos adversos como o do interior do sertão brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Maria da Silva, Centro Universitário Unieuro, UNIEURO, Brasil

[1] Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência com ênfase em Políticas Públicas pelo Centro Universitário Euroamericano/DF. Professora universitária. Bacharel em Administração. Especialista em Gestão Pública e Negócios. Pesquisadora.

Eunice Nóbrega Portela, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

[1] Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Social pela Universidade de Brasília. Professora universitária. Administradora Educacional. Consultora Empresarial. Gestora. Pesquisadora.

Referências

ANTUNES, Ricardo (org). A Dialética do Trabalho – Escritos de Marx e Engels. São Paulo. Expressa Popular, 2004.

BRASIL,MDS. Mapa da Fome. Disponível: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2014/setembro/brasil-sai-do-mapa-da-fome-das-nacoes-unidas-segundo-fao. Acesso em: Setembro, 2016.

CASTRO, Cláudio de Moura. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo:McGraw-Hill, 1976. 72 p.
CERVO, Amado Luiz. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

ENGELS, Friedrich. Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. In: RICARDO, Antunes (org). A Dialética do Trabalho – Escritos de Marx e Engels. São Paulo. Expressa Popular, 2004.

GANDRA, Alana. “Pesquisa revela que 19 milhões passaram fome no Brasil no fim de 2020 - Dados de Inquérito da Insegurança Alimentar na Pandemia”. Agência Brasil. Rio de Janeiro. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/pesquisa-revela-que-19-milhoes-passaram-fome-no-brasil-no-fim-de-2020. Acesso em: 02/11/2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MARX, Karl.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Revista do Instituto de Estudos Avançados, São Paulo, n.34, p.1417, 1998.

MELO, Jose Wilson Rodrigues de; FREIRE,J S E; FREIRE, J C S. Desigualdades sociais, exclusão e direitos humanos: alguns elementos de análise para a realidade tocantinense. 45 Revista Humanidades e Inovação v.6, n.18 – 2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. Revista e atual. São Paulo, Cortez, 2007.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura; Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

PORTELA, Eunice Nóbrega. As representações sociais dos alunos dos cursos presenciais de licenciatura da Universidade de Brasília sobre o trabalho docente. 2018. 292 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32734.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre, RS: L&MP, 2008.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-10