POLÍTICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: PARADOXOS DA DESIGUALDADE REPRESENTADOS NO DOCUMENTÁRIO “GARAPA” E NO REALITY-SHOW “MULHERES RICAS” .
Palavras-chave:
1. Desigualdade social 2. Representação 3. Políticas de distribuição de renda.Resumo
O presente artigo, de abordagem qualitativa, é um estudo exploratório e descritivo, que tem como foco de discussão os contextos sociais representados nos enredos do filme “Garapa”, documentário que retrata a vida de famílias que sofrem com a fome, em contraposição ao cenário do reality-show “Mulheres Ricas”, atração televisiva sobre outra classe social de alto poder aquisitivo. A desigualdade social existente no Brasil, causada, entre outros aspectos, pela má distribuição de renda, aumenta o fosso que separa uma classe muito rica de outra extremamente pobre, conforme demonstrada nas respectivas obras analisadas. Constatou-se que as políticas públicas de distribuição de renda, voltadas à população pobre, permanecem ainda com caráter apenas assistencialista, apesar de apresentarem algum resultado, por serem tais programas a única fonte de recurso existente em contextos adversos como o do interior do sertão brasileiro.
Downloads
Referências
BRASIL,MDS. Mapa da Fome. Disponível: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2014/setembro/brasil-sai-do-mapa-da-fome-das-nacoes-unidas-segundo-fao. Acesso em: Setembro, 2016.
CASTRO, Cláudio de Moura. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo:McGraw-Hill, 1976. 72 p.
CERVO, Amado Luiz. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
ENGELS, Friedrich. Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. In: RICARDO, Antunes (org). A Dialética do Trabalho – Escritos de Marx e Engels. São Paulo. Expressa Popular, 2004.
GANDRA, Alana. “Pesquisa revela que 19 milhões passaram fome no Brasil no fim de 2020 - Dados de Inquérito da Insegurança Alimentar na Pandemia”. Agência Brasil. Rio de Janeiro. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/pesquisa-revela-que-19-milhoes-passaram-fome-no-brasil-no-fim-de-2020. Acesso em: 02/11/2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MARX, Karl.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Revista do Instituto de Estudos Avançados, São Paulo, n.34, p.1417, 1998.
MELO, Jose Wilson Rodrigues de; FREIRE,J S E; FREIRE, J C S. Desigualdades sociais, exclusão e direitos humanos: alguns elementos de análise para a realidade tocantinense. 45 Revista Humanidades e Inovação v.6, n.18 – 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. Revista e atual. São Paulo, Cortez, 2007.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura; Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
PORTELA, Eunice Nóbrega. As representações sociais dos alunos dos cursos presenciais de licenciatura da Universidade de Brasília sobre o trabalho docente. 2018. 292 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32734.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre, RS: L&MP, 2008.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada