BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE “POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO BRASIL: DESAFIO DA EFETIVAÇÃO COM EQUIDADE”

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Saúde. Equidade.

Resumo

O tema deste resumo estendido é: Políticas Públicas de Saúde no Brasil: Desafio da Efetivação com Equidade. Investigou-se o seguinte problema: “Quais são os desafios enfrentados para efetivação de políticas públicas de saúde de forma igualitária?” Cogitou-se a seguinte hipótese: Existe discriminação para acesso de determinados grupos sociais à saúde pública no Brasil. O objetivo geral é “Demonstrar as maiores dificuldades para efetivar políticas públicas de saúde no País”. Os objetivos específicos são: analisar as políticas públicas destinadas às minorias e suas dificuldades para o respectivo atendimento; examinar a gestão dessas políticas para promovê-las em sua devida proporção; demonstrar as razões das dificuldades para efetivação dessas políticas públicas de saúde no Brasil. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido à carência de determinados grupos ao acesso na saúde pública brasileira; para a ciência, é relevante por provocar a percepção de que a desburocratização, despolitização são essenciais para efetivá-las; agrega à sociedade pelo fato da saúde ser essencial para sobrevivência, dignidade da pessoa humana e proteção da vida, o bem de maior valor dentro do ordenamento jurídico, essencial para o Estado Democrático de Direito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de quatro meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Abrão Pimenta dos Santos, Faculdade Processus, DF, Brasil

[1] Advogada-OAB/DF; pós-graduanda em Advocacia Tributária pela Faculdade Processus, pós-graduanda em Direito Constitucional pela Faculdade Cândido Mendes.

Jonas Rodrigo Gonçalves, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

[2] Doutorando em Psicologia; mestre em Ciência Política (Direitos Humanos e Políticas Públicas); licenciado em Filosofia, Sociologia e Letras; especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional, em Direito Administrativo, em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista, entre outras especializações.

Referências

BARROS, Denise; SILVA, Denise; GUGELMIN, Silvia. Vigilância alimentar e nutricional para a saúde Indígena, Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Vol. 1, 2007.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>. Acesso em: 29 abr. 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS. 3. ed. Brasília: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social, 2017.

CARMO, Michelly, GUIZARDI, Francini. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Fundação Oswaldo Cruz, Cadernos de Saúde Pública, Vol. 34, n. 3, 2018.

FERRAZ, Dulce; KRAICZYK, Juny. Gênero e Políticas Públicas de Saúde – construindo respostas para o enfrentamento das desigualdades no âmbito do SUS. Revista de Psicologia da UNESP, Vol. 9, n.1, 2010.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Vol. 2, n. 5, p. 29–55, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.4319105. Disponível em: <http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/122>. Acesso em: 13 ago. 2021.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Escolha do tema de trabalho de curso na graduação em Direito. Revista Coleta Científica. Vol. 5, n. 9, p. 88–118, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5150811. Disponível em: <http://portalcoleta.com.br/index.php/rcc/article/view/58>. Acesso em: 13 ago. 2021.

SANTOS, Lorena Abrão Pimenta dos; GONÇALVES, Jonas Rodrigo. A judicialização da saúde: desafio da efetivação dessa garantia fundamental. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros. Vol. 11, n. 40, p. 41-53, mar. 2020. Disponível em: <http://periodicos.processus.com.br/index.php/egjf/article/view/186>. Acesso em: 03 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-03